sexta-feira, 29 de junho de 2012

Quando a esmola é demais, o santo desconfia...

Pessoal hoje vim contar para vocês uma coisa que aconteceu hoje comigo, e que pode ser de grande utilidade para muita gente.

Esta cada vez mais comum, as compras pela internet, pois os preços muitas vezes são bem menores do que nas lojas. Eu mesma, sempre compro na internet, tanto em sites nacionais como internacionais. E ainda mais agora que tenho que comprar um monte de coisa, fico de olho nos preços na internet. Para me ajudar utilizo um recurso do site Buscapé, onde toda vez que o produto que eu escolhi abaixa o preço, ele me manda um e-mail avisando, chama "alerta de preço" esse serviço e é gratuito.

Hoje de manhã cheguei aqui no trabalho, e como de costume dou uma geral nos meus e-mails antes do dia começar, e recebi um desses e-mails do Buscapé avisando que a lava-louças que eu queria tinha abaixado o preço. Normalmente ela custava R$ 1.400, e o preço na loja virtual Taiti estaria por R$ 1.000, fiquei muito feliz na hora que vi e estava certa que iria comprar.

Mas como se tratava de um site desconhecido, eu resolvi checar algumas coisas antes para ter certeza que não era nenhum golpe.

Então vim hoje aqui mostrar algumas dicas para descobrir se o site é confiável. Neste caso, fiquei MEGA com a pulga atrás da orelha, vejam só:


1- Tentei ligar nos números fornecidos:

- 1a tentativa às 09:40 da manhã, todos os telefones desligados (aparentemente são celulares)
- 2a tentativa às 13:00 da tarde, atendeu uma pessoa chamada Daniel. Para tentar sondar perguntei se ele tinha as dimensões da máquina de lavar (eu já sabia, foi só pra testar, mas no site não tinha), ele disse que iria checar com o fornecedor e atualizar o site, mas nem perguntou qual era, e demonstrou ter pouco conhecimento.

2- Tentei achar inconsistências no site (normalmente sites de golpe são mal feitos)

- 1a inconsistência:

Erros de português, parece besteira, mas é bem comum em sites amadores.

- 2a inconsistência:

Reparem que o preço "por" é maior que o "de" , em uma empresa séria, um erro desse seria rapidamente corrigido, e não é só um não, tem váriosssss desse tipo.

-3a inconsistência:




Na polítíca de trocas, parece que foi copiada e colada de algum lugar, e se esqueceram de substituir as palavras que eu destaquei. Estranho né?

- 4a inconsistência: todos os produtos bem abaixo da média de mercado, é comum as vezes as lojas fazerem uma promoção, mas não é normal que todos os produtos estejam muito abaixo da média de mercado.

Eu não tenho certeza, se realmente se trata de um golpe, pode se tratar de uma empresa nova que ainda esta se estruturando, mas resolvi não arriscar e não comprar.

E vocês o que acham? Tem mais alguma dica para ter certeza da confiabilidade de sites de compra na internet?

6 comentários:

  1. É na dúvida acho melhor não arriscar né.....é muito erro pra um site só.....Logo vou precisar de suas táticas..rsrsrs. Por aqui estou em fase de recessão, mas como ainda não estou nos móveis da cozinha....posso esperar um pouquinho e ir agradando de mansinho...kkkkk Vou ficar aqui torcendo pra aparecer um precinho bom e confiável pra vc comprar..rsrs beijinhos e ótimo domingo!!!

    ResponderExcluir
  2. Rê, nesses casos eu também prefiro nao arriscar. Se a loja é conhecida, tudo bem, compro sem pensar duas vezes.. Mas nessa situação eu nao compraria nao! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi RÊ! Ótimo seu post! Muito interessante mesmo ficarmos ligadas nestes detalhezinhos que podem parecer bobos mas podem nos salvar de uma fria!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Boa, Re!!!
    Já na imagem que você colocou os telefones, achei esquisito colocarem: das 9:30Hs até as 17:00Hs.

    Esse "até" ai já colocou a pulga atrás da minha orelha tambem!!!
    boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  5. Minina! Otimo post viu! Eu sou compradora compulsiva pela net, e geralmente tomo algumas precauções, mas nunca tinha notado estas, graças d Deus nunca tomei uma rasteira mas acho que foi por sorte mesmo amiga! Dicas maravilhosas! Bjaum

    ResponderExcluir
  6. Eu morro de medo, por isso compro só em sites confiáveis!!!!!
    Ótimas dicas!!!

    Bjs

    ResponderExcluir

Olá, obrigada por visitar meu blog, deixa um recadinho pra mim!!!

Beijos