quarta-feira, 21 de março de 2012

Você sabe qual é a área útil do seu apê?

Ontem eu estava fazendo as contas de quanto eu iria precisar comprar do porcelanato (aloooo meninas, obrigada pelas dicas, muito boas as dicas, não sei o que faria sem vocês!!!!).



Utilizei a planta fornecida pela construtora e a escala indicada, cheguei a uma metragem de 6m2 a menos do que o que eu achei que estava comprando. Isso mesmo minha gente!!!! Meu apê que já é pequeno (64 m2), ficou ainda menor depois de calcular a sua área útil.
Na hora fiquei indignada, liguei pro namorido contando a notícia "super legal", e começamos a especular que poderiam ser as vagas na garagem.  Também compartilhei no grupo de e-mails que o pessoal do condomínio montou, e um dos moradores mostrou isso aqui:

"Área útil é a área privativa?

Se analisarmos melhor, a área útil não é, na verdade, a área privativa. Caso se queira aprofundar o conceito, da superfície útil deveriam ser exluídas as áreas das paredes e pilares, que chegam a representar 15% da área de um apartamento. Quanto mais antiga for a edificação, mais grossas serão as paredes e maior porcentagem elas terão na composição da área da unidade. Da mesma forma, quanto menores forem os cômodos maior será a proporção das paredes na composição da área privativa.

Só para exemplificar, um apartamento de 100 m² de área privativa na verdade tem apenas algo como 85% de área útil ou “de vassoura”, ou seja, o equivalente a um bom dormitório. É uma diferença significativa e deve ser levada em conta principalmente nos apartamentos menores pois uma unidade de 40 m² chega a ter 20% de paredes, ou seja, 8 m² que podem significar um cômodo a menos..."

Fonte: Forúm do Construção


Que "notícia boa" né??? Mas na altura do campeonato, to tentando ver o lado bom das coisas, pelo menos vamos gastar menos com o porcelanato do que estavamos pensando.


Alguém ai também teve essa "ótima notícia" na hora de calcular o piso necessário pro apê?


5 comentários:

  1. Ē, Rê, infelizmente é isso mesmo!!! Comigo foi a mesma coisa... Mas é melhor mesmo tentar ver pelo lado da economia com o piso, pq se for pra estressarmos com todos estes detalhes a gente pira! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Então Renata..no final das contas, acho q dá na mesma, pq sempre temos q comprar 20% a mais...
    Meu pedreiro falou q as lojas sempre falam 10%, mas o melhor mesmo é comprar 20%...
    Então no frigir dos ovos...$$$$
    rssss

    Bjssss

    ResponderExcluir
  3. Olha, não se pegue a isso não... é claro que quanto mais espaço menor, mas não é porque está com alguns metros a menos que vc não posso aproveitá-los super bem e "fazer render" o espaço!
    Na hora de comprar o piso, se for colocar em linha reta, compre 20% a mais, já se for colocar em diagonal, vá em 25% (chego a dizer até 30%), porque senão não sobra uma peça sequer pra guardar... eu passei por poucas e boas aqui em casa por conta disso...

    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Oi Renata obrigada pela visita, que bom que gostou da luminária!
    Lá em casa calculei a área total sem tirar as paredes, pois meu pedreiro é matão então a sobra de material compensa os estragos, claro que na minha casa tem poucas repartições, em ap acho que vale a pena ver a area certinho, para economizar e tbm pq nao tem onde guardar o que sobra.

    bjão, Jaque

    ResponderExcluir
  5. Rê! Obrigada pelo pitaco lá no blog. Só reforçou uma coisa que já estava na minha cabeça. Passa lá no blog que eu explico tudo.
    Menina, eu também tive essa boa notícia essa semana quando eu fui calcular quanto ia comprar de porcelanato. É bom mesmo pensar na economia e tentar ser feliz com isso. Ahahaha!
    Como as meninas lembraram bem, não esquece dos 10% ou 15% a mais.
    Pergunta pro seu pedreiro quão lambão ele é. Manda ele ser sincero! rsrs

    Beijo!

    ResponderExcluir

Olá, obrigada por visitar meu blog, deixa um recadinho pra mim!!!

Beijos